Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

domingo, 10 de outubro de 2010

Blog Zootecnia é 10 foi tema de pesquisa científica

Por Karina Predes (rajanaiana@hotmail.com)

BLOG: ANTES, APENAS UM DIÁRIO VIRTUAL, HOJE UMA FERRAMENTA DE ACESSO AO CONHECIMENTO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL

INTRODUÇÃO

O crescente aumento das várias ferramentas de comunicação vem proporcionando uma maior interação entre as pessoas. O blog “elemento de nossa pesquisa” é uma dessas ferramentas. Ninguém imaginava que uma simples brincadeira de adolescente, um diário virtual, como era utilizado por eles, tomasse proporções tão grandiosas e com tantas finalidades, como é na atualidade.

Segundo Coutinho e Bottentuit [1] o blog é uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões apresentados de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar.

Com o passar dos tempos, muitos professores o utilizam como complemento de suas práticas educativas, buscando uma maior interatividade com o alunado, assim como também já se encontram várias empresas adeptas desta ferramenta.


MATERIAL E MÉTODOS

Para a elaboração desta pesquisa nos debruçamos em um material restrito a perguntas e respostas, incluindo algumas perguntas, respondidas por eles de forma descritiva. A escolha de alunos do 3º ano do ensino médio se deu por eles já terem (ou já deveriam ter) uma visão voltada para a sua vida profissional futura fazendo-os refletir que esta ferramenta poderia ser um meio de divulgação profissional. Mencionamos no questionário a respeito da Zootecnia, se eles sabiam algo sobre o que trabalha um Zootecnista, pois foi verificada a existência de um blog, o qual divulgava esta profissão, sendo ele: www.zootecniae10.blogspot.com.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Negri e Hardt [2] defendem que vivemos hoje um processo de pós-modernização ou informatização, no qual deixamos uma economia moldada pela produção fabril e entramos em outra moldada pela prestação de serviços e produção de informação. Mesmo com toda esta informatização existente, percebemos em nossa pesquisa que 61% dos alunos do 3º ano do ensino médio ainda não pensam em utilizar essa ferramenta “o blog” como um meio profissional. Quando se foi perguntado se eles já haviam tomado conhecimento de alguma profissão através do blog, 59% disseram que não, e 41% disseram que conheceram alguma profissão através do blog. Nesta pesquisa foi escolhida uma profissão que foi “a  do Zootecnista” no qual 78% dos alunos não souberam dizer o que trabalha um Zootecnista. E dentre os 22% que disseram que sabiam, formularam sua definição de forma incorreta. Tendo sua definição como a ciência aplicada que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos. Foi escolhida esta profissão pelo fato de sua recente divulgação através do blog: www.zootecniae10.blogspot.com, já com um número considerável de acessos.

Outro ponto que por nós foi pesquisado é se, dentre os blogs acessados por eles, alguns fazem referência a assuntos relacionados com a educação? E se fazem que matéria da área educacional foram lidas por eles através do blog? O que foi constatado foi que apenas 43% dos alunos do 3º ano do ensino médio leram matérias fazendo referência à área educacional. Sendo que 2% mencionaram que leram em blogs sobre a educação ambiental.


CONCLUSÃO

Muito mais do que um diário de campo, os blogs vêm alcançando proporções tanto no campo profissional como educacional. Um exemplo é o blog fazendo referência à profissão do Zootecnista, mencionada anteriormente. Na sociedade tradicional, temos contato com dezenas de pessoas, no mundo online, podemos aumentar esse número para a casa das centenas ou milhares. Logo, isso faz com que aquilo que já acontecia no nosso dia a dia há décadas, na internet continue acontecendo com muito mais eficiência. É o que vemos na atualidade, pois hoje não só grandes empresas resolveram investir na interatividade da rede, micro e pequenos empresários encontraram no blog um meio de comunicação com menor custo e eficiência. Cabem aos nossos jovens, sujeitos de nossa pesquisa, ampliar o uso dessa ferramenta direcionando-a para a sua vida profissional.


REFERÊNCIAS

[1] COUTINHO, C.P.; BOTTENTUIT, J.B. Blog         e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. Disponível em http://hdl.handle.net/1822/7358, consultado em 06/09/2010 à 1:00. P. 200 O http://hdl.handle.net é um site de artigos.

[2] HARDT, M.;  NEGRI, A. Império. São Paulo: Ed. Record, 2001.

Bismarck Passos ao lado do poster para apresentação



Bismarck Passos e Karina Predes, autores do trabalho

2 comentários:

  1. Que fantástico, meus parabéns, o Blog merece, é muito organizado e possui matérias interessantes.
    Múcio Almeida - Zootecnista

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal! Adorei! Me senti importante com meu blog Minha vida na Zootecnia. hehehe
    O Zootecnia é 10 com certeza oferece informações de qualidade.
    Parabéns pela pesquisa e pela dedicação de vcs com a nossa área.
    SUCESSO!!!

    ResponderExcluir