Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Capim Quicuio (Pennisetum Clandestinum)

O capim quicuio é de origem africana, foi introduzido no Brasil em 1923. É uma gramínea perene de porte geralmente baixo (40 a 60 cm), que forma densos gramados de folhas estreitas e longas com colmos enraizados de mais de dois metros, com reprodução exclusivamente por rizomas e estolões.
Estolão - Capim Quicuio
Fonte: Bismarck Passos
Pastagem de Quicuio

É descrita como espécie de clima subtropical úmido, próprio de altitudes superiores a 1500 metros, muito exigente em fertilidade e solos com altos teores de matéria orgânica, resistente ao pisoteio e a secas temporárias e por ser muito agressivo não serve para utilização em consórcio com outras espécies e é suscetível a pragas como a cigarrinha das pastagens.
Fonte: Bismarck Passos
Pastejo em Capim Quicuio
Fonte: Bismarck Passos
Cigarrinha das pastagens

O capim quicuio destaca-se por possuir elevados níveis de FDN (66,01%) e PB (18,05%). O quicuio apresenta potencial de produção de leite superior às demais gramíneas tropicais.
Fonte: Bismarck Passos
Capim Quicuio

13 comentários:

  1. prezado sr. Bismarck, onde é possivel comprar sementes (ou estolões) do CAPIM KIKUYU?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Humberto, sinceramente não sei te informar. Trabalhei com esta gramínea no Paraná e como até então não a conhecia resolvi postar algo sobre ela. Entre em contato com o Colégio Instituto Cristão, sediado em Castro-PR (local das fotos) e veja se eles fornecem estolões. (42) 232-4224

    ResponderExcluir
  3. Prezados eu tenho a semente deste capim disponivél para venda, para entrar em contato comigo basta ligar 0xx32 8462 0611

    ResponderExcluir
  4. Uma vez na grama em quintal.. Adeus grama...umá praga

    ResponderExcluir
  5. oi tdo bem?
    vce tem ideia de quanto custa o kg ?
    pesquisa acadêmica!

    ResponderExcluir
  6. Existe alguma maneira de controle dessa daninha no meio da grama de quintal??

    ResponderExcluir
  7. Existe alguma forma de controle dessa daninha em grama de quintal?

    ResponderExcluir
  8. Capim quicuiu é extremamente invasivo. O MAPA deveria proibir a sua proliferação. Aqui no sul de MG ele é uma praga sem controle. Sim, forma ótimo pasto, mas é uma invasora das piores, se alastrando facilmente e quase impossível de controlar. Se o quicuiu entra numa terra de lavoura, esquece, vai dar dor de cabeça muito grande para erradicar.

    ResponderExcluir
  9. O engraçado é que o quicuiu se for roçado constantemente, forma um belo gramado, bem fechado, macio e resistente a seca. Mas é praga!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Imagem da inflorescência tens?
    Grato

    ResponderExcluir
  11. da para ser cultivado no semiarido?:

    ResponderExcluir