Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A importância do Zootecnista nas prefeituras

Muitos municípios Brasil afora sofrem com a falta de planejamento no setor agropecuário principalmente por parte das Prefeituras e quem sempre acaba sofrendo com isso é o produtor, principalmente os pequenos. Os criadores de bovinos, caprinos, ovinos, aves e suínos, muitas vezes dependem da orientação de profissionais que os ajudem a aumentar sua produtividade com a elaboração de projetos que atendam suas necessidades. Este profissional é o Zootecnista que entre suas funções destacam-se de acordo com o Art. 3º alíneas a, b, c e d da Lei Federal 5.550/68. Planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos; promover e aplicar medidas de fomento à produção dos mesmos, instituindo ou adotando os processos e regimes, genéticos e alimentares, que se revelarem mais indicados ao aprimoramento das diversas espécies e raças, inclusive com o condicionamento de sua melhor adaptação ao meio ambiente, com vistas aos objetivos de sua criação e ao destino dos seus produtos; exercer a supervisão técnica das exposições  oficiais e a que eles concorrem, bem como a das estações experimentais destinadas à sua criação; participar dos exames a que os mesmos hajam de ser submetidos, para o efeito de sua inscrição nas Sociedades de Registro Genealógico.
Isso deixa claro que o Zootecnista é fundamental para o desenvolvimento dos municípios brasileiros uma vez que ele promoverá um acréscimo na renda destes produtores através do aumento da produtividade de seus rebanhos, criando com isso o aumento de vagas para empregos nessas propriedades o que certamente acarretará em geração de renda para outras famílias e consequentemente para os cofres municipais.
Más infelizmente a realidade não é essa, pouquíssimas prefeituras abrem concursos para Zootecnistas e quando o fazem oferecem pouquíssimas vagas além de ofertarem salários muito baixos sem contar que muitos prefeitos cometem o grave erro de achar que o Agrônomo ou o Veterinário fazem o mesmo trabalho do Zootecnista, e esse é um dos motivos pelo qual o nicho de empregos para os Zootecnistas é tão baixo.
O que fazer para mudar? A resposta é simples, se tivéssemos um conselho atuante que defendesse nossas necessidades e divulgasse nossa profissão talvez a situação fosse outra.
Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-zootecnista.php
Zootecnista em ação
Nutrição animal, área principal do Zootecnista

Um comentário:

  1. Estou cursando o primeiro periodo de Zootecnia... Espero muito mesmo que, daqui pro final do curso, haja no Brasil o CFZ...
    O ZOOTECNISTA FAZ UM TRABALHO BELÍSSIMO E MERECE SER VALORIZADO!!!!!

    ResponderExcluir