Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Raças Bubalinas

Os búfalos são divididos em duas grandes famílias: os búfalos de rio e os búfalos de pântano. Os búfalos de rio possuem origem asiática, sofreram seleção para a aptidão leiteira tanto na Índia quanto no Paquistão, tendo preferência por ambientes com águas claras e profundas. Pode-se mencionar também, como búfalo de rio o Preto ou Italiano (“Italian buffalo”) que, no Brasil corresponde à raça Mediterrâneo.
Os búfalos de pântano são animais de estrutura pesada, corpo curto e ventre grande, são muito utilizados como animais de trabalho nos países rizicultores do extremo oriente, possuem o hábito de se chafurdarem no barro, cavando buracos no pântano com seus próprios chifres pra que possam se cobrir com uma camada lama que lhes confere proteção contra o calor e contra os parasitas.
No Brasil, os búfalos são representados por quatro raças:
  • Carabao;
  • Jafarabadi;
  • Mediterrâneo;
  • Murrah.
 CARABAO

O carabao é um búfalo de pântano conhecido como o “Trator do oriente”, principalmente por sua força e musculatura desenvolvida, é originário da Indochina, possui a cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima e porte médio.
É uma raça adaptada a regiões pantanosas e, por isto, apresentam pelagem mais clara em relação aos demais búfalos. São animais de médio porte, musculatura bem desenvolvida, membros curtos e fortes, possui dupla aptidão, produzindo carne e sendo excelente para a tração.

JAFARABADI

Raça oriunda da Floresta de Gir, na penísula Kathivar, oestee da Índia, possui pelagem preta, manchas brancas na cabeça e na parte inferior  dos membros são aceitoas, possuem chifres pesados e largos, estende-se para baixo e as vezes chega a cobrir os olhos, em sua extremidade viram-se para trás. É a raça de maior porte existente no Brasil.


A produção leiteira desses animais varia entre 1.800 e 2.700 litros (300 dias).

MEDITERRÂNEO

Possui origem italiana*, é uma raça de dupla aptidão, são considerados leiteiros por suas linhagens, porém no Brasil foram cruzados com animais da raça Carabao e com isso passaram a ter mais aptidão para corte.


São animais de cara comprida e fina, apresentando pêlos compridos e escassos na borda inferior da mandíbula, possuem corpo largo em relação a sua longitude e suas patas são curtas e robustas.
*As raças vindas da Ásia foram melhoradas na Itália, por isso que esses animais levam o nome de Mediterrâneo.

MURRAH

Originária do sul do Punjab, na Índia, é a mais dinfundida no que diz respeito à produção de leite. Em comparação com as demais raças é a que possui maior teor de gordura no leite em torno de 7%. São animais profundos e de boa capacidade digestiva, sua produção leiteira varia de 1.500 a 4.000 litros em 300 dias de lactação.

Apresentam cabeças leves e chifres curtos, espiralados, enrodilhando-se em anéis na altura do crânio, pele grossa, é a raça mais adaptada ao frio.


Fonte das Imagens: Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB)http://bufalo.com.br/racas.html

Um comentário: