Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrevista com Elyne Silva, Zootecnista da Prefeitura de Arapiraca/AL

Como sabemos o Zootecnista é fundamental em qualquer esfera de poder seja ela Municipal Estadual ou Federal e para falar um pouco sobre a importância do Zootecnista nas prefeituras o Blog Zootecnia é 10 tem a honra de entrevistar Elyne Silva, Zootecnista graduada pela UFRPE/UAG em 2011 e aprovada em primeiro lugar no concurso da Prefeitura Municipal de Arapiraca em Alagoas.
Fonte: Elyne Silva
Zootecnista Elyne Silva em mais um dia de trabalho.

1. Qual a importância do Zootecnista para uma prefeitura?
Ter um Zootecnista no quadro de funcionários de uma Prefeitura é de fundamental importância para o desenvolvimento do meio rural de um município, pois, de forma gratuita, os produtores têm acesso ao conhecimento técnico e novas tecnologias que o Zootecnista pode fornecer. Creio que a maior importância desse profissional é na prestação de assistência técnica de qualidade para os pequenos produtores que, algumas vezes, não possuem condições de ter assistência particular e ficam muito satisfeitos quando sabem que podem contar com assistência técnica sempre que necessita.

2. Como é o trabalho de um Zootecnista em uma Prefeitura?
O Zootecnista de uma Prefeitura atua prestando assistência técnica aos produtores rurais do município através de visitas periódicas às propriedades para acompanhamento da produção, dando orientações sobre manejo em geral, sanidade e todos os aspectos que influenciam a produtividade da propriedade. Além dessa parte de visitas, o Zootecnista pode organizar palestras, dias de campo e cursos com temas específicos que atendam às necessidades da região em que trabalha. O Zootecnista não trabalha só, é necessário que haja médico veterinário, agrônomo e técnico agrícola no quadro de funcionários da Prefeitura para que possam, em conjunto, realizar um trabalho completo no meio rural.

3. Em sua opinião, o que falta para que haja aumento no número de vagas para os Zootecnistas em concursos públicos nas prefeituras?
Acredito que os produtores rurais devem pressionar as Secretarias de Agricultura dos municípios para evidenciar a grande necessidade e carência de assistência técnica no meio rural. Se a demanda por profissionais das ciências agrárias for expressiva, as autoridades municipais atentarão para a necessidade de incluir mais Zootecnistas no quadro de funcionários para que o município possa se desenvolver em todos os aspectos. Além da pressão local que os produtores devem fazer às autoridades, o Conselho também deveria pressionar as autoridades competentes e brigar para que fosse obrigatório a presença do Zootecnista no quadro de funcionários das Secretarias de Agricultura dos municípios. Só assim haveria aumento do desenvolvimento do meio rural.

4. Quais as qualidades que o Zootecnista deve possuir para desempenhar com êxito suas funções dentro do serviço público municipal?
O Zootecnista de uma prefeitura deve possuir acima de tudo paixão pelo que faz. Não adianta um profissional entrar no serviço público se não tiver perfil extensionista, pois não vai executar um trabalho com excelência. Deve também possuir jogo de cintura para conseguir com que seu trabalho seja executado pelos produtores rurais, principalmente se o técnico não for nascido na região em que está trabalhando, o que é meu caso. (risos) O profissional deve ter sede de conhecimento e sempre estar se atualizando, pois a cada dia surgem novos casos que demandam novas tecnologias. E por fim... Deve possuir paciência, pois o serviço público é bastante complexo, para não dizer complicado, e muitas vezes a 'vontade de fazer' do Zootecnista é barrada pelas burocracias e limitações de infra estrutura do serviço público municipal.

E-mail para contatos: elynemorgana@hotmail.com

4 comentários:

  1. Vá em frente doutora, com perseverança, paciencia, força de vontade e coloque todo o seu conhecimento a disposição do Produtor, que é demais carente de assitencia técnica, para melhorar a sua condição de vida.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Acho que toda prefeitura deveria ter um zootecnista especialmente aqui na cidade onde moro!

    ResponderExcluir