Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Abertas as inscrições para seleção ao Programa de Pós Graduação em Ciência Animal e Pastagens

Período: 20 de setembro a 22 de outubro de 2010. 

O Programa de Pós Graduação em Ciência Animal e Pastagens iniciou suas atividades em agosto deste ano e tem como objetivo a formação e qualificação de recursos humanos, em alto nível e com perfil inovador, destinados ao exercício de atividades técnico-científicas, de pesquisa e ensino superior, para atender as demandas dos setores público e privado na área das Ciências Agrárias, contribuindo para o desenvolvimento da região Semiárida e de todo o País.

O Programa conta com uma área de concentraçãoProdução de Ruminantes e quatro linhas de pesquisa: Avaliação da qualidade e valor nutricional de alimentos conservados; Nutrição e Avaliação de alimentos para ruminantes; Ecofisiologia e sistemas de produção de plantas forrageiras e desempenho de animais em pastagens;e Produção e manejo de ruminante.

A estrutura para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa conta com a Central de Laboratórios de Garanhuns (CENLAG – UAG), Clínica de Bovinos e parcerias com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Vários projetos vêem sendo desenvolvidos pelos docentes do programa e apoiadas pelas agências de fomento como FACEPE, CAPES, CNPq e BNB, entre eles:

§       Fisiologia do crescimento do pasto nativo sob lotação rotacionada no Agreste semiárido de Pernambuco;

§       Exigências de caprinos em crescimento mantidos a pasto na Caatinga em Pernambuco;

§       Avaliação do monitoramento da capacidade suporte da pastagem nativa como estratégia para prevenir a degradação da Caatinga;

§       Suplementação de vacas leiteiras a pasto a base de feijão guandu, palma forrageira e diferentes proporções de óleo de algodão e de soja sobre o desempenho e perfil dos ácidos graxos anticarcinogênicos no leite, entre outros.

§       Características Anatômicas e Valor Nutritivo de Variedades de Palma Forrageira Resistentes a Cochonilha-do-Carmim (Dactylopius opuntiae) no Semi-Árido de Pernambuco 

Ao exame de seleção podem candidatar-se portadores de diploma de Zootecnia e áreas afins.

Maiores informações: www.pgcap.ufrpe.br

Karla Andrade
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário