Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Apicultura

Desde os primórdios da civilização os primeiros habitantes da Europa e da Ásia, encontravam enxames de abelha alojados em fendas de pedra, tronco de árvores, em buracos no solo e em muitos outros lugares. E ao provar a doçura do mel, o homem, passou então a saquear este produto que as abelhas fabricam. Algum tempo depois o homem adotou as abelhas dando a elas melhores condições de vida e trabalho para que estas produzissem o mel em maior escala como o primeiro adoçante. O homem passou então a construir moradias modernas para as abelhas, que facilitavam seu manejo e criação racional. O nome colméia, segundo Wiese (2005) é por conta das primeiras moradias que eram feitas de colmos de trigo ou de outros cereais, e, com a evolução dos tempos, são hoje feitas de madeira, alumínio, plástico ou outro material. No Brasil as abelhas do gênero Apis foram introduzidas pelos  imigrantes europeus em 1839.

A primeira abelha apis a povoar nosso território foi à abelha italiana (Apis mellifera ligustica), depois vieram a abelha real alemã ou negra (Apis mellifera mellifera) e a abelha carnica (Apis mellifera carnica)Mas em 1956 com a introdução das abelhas africanas, mais precisamente a Apis mellifera scutellata, que por ser mais agressiva que as abelhas européias foi rapidamente disseminada por todo continente americano (da Patagônia ao Canadá) e nos dias atuais praticamente não existe mais abelhas européias e sim africanizadas, pois estas são mestiças das abelhas européias com as africanas.
O local onde se localizam as colméias é chamado de apiário, no Brasil onde o número de predadores das abelhas é muito grande não é aconselhado colocar as colméias diretamente no chão e sim sobre cavaletes ou outra estrutura a qual estas fiquem fora do contato direto com o solo. Para que um bom manejo das colméias seja realizado é necessário que o produtor ou o técnico responsável pelo apiário façam uso de técnicas que não contrariem os princípios biológicos das abelhas e utilizem os seguintes apetrechos: 

  • Um fumegador de fole e o material de combustão;
  • Uma espátula para soltar e desgrudar os quadros e raspar;
  • Um espanador par varrer as abelhas dos quadros;
  • Um par de botas brancas;
  • Um macacão branco;
  • Um chapéu com máscara;
  • Um par de luvas. 

A cada vez que se mexe na colméia se interfere na rotina de trabalho das abelhas o que pode prejudicar sua produção ou causar um possível acidente com a rainha ou com a prole, por esses motivos, o apicultor ou o técnico responsável não deve mexer nas abelhas sem um motivo que justifique tal ato, e quando o fizer, fazer no menor tempo possível pois a curiosidade do apicultor pode ser prejudicial.



FONTE:

WIESE, H., Apicultura novos tempos, 2ª ed. Agrolivros, 2005. 378p.

http://montedomel.blogspot.com


8 comentários:

  1. bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  2. Massa!!!! esse blog é muito bom

    ResponderExcluir
  3. Muito massa esse blog!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Chamo-me Joaquim Pifano, sou o autor do blog Montedomel e encontrei o link no Zootecniae 10, que achei muito interessante.
    Se vos interessar trocarmos de contactos para futuras colaborações (na área da apicultura), o

    meu mail é: montedomel@gmail.com

    Parabéns

    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Chamo-me Joaquim Pifano, e encontrei um link para o meu blog (Montedomel) no vosso blog, que achei EXCELENTE.
    Se acharem interessante podermos colaborar com informações na área da apicultura, o meu contacto é:

    montedomel@gmail.com

    Parabéns!!!
    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  6. Virando frequentador assiduo agoraaa hahsua mto bom o blog *----* vai me ajudar mto nas disciplinas....

    ResponderExcluir
  7. Bom ano aos autores des blogue.
    Um Abraço,
    Octávio

    ResponderExcluir
  8. brigimel oroco pe muito bem pela reportagem gostei muito um abraco para o autor.

    ResponderExcluir