Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

sábado, 7 de setembro de 2013

Médico do Programa Bem Estar derruba mitos sobre a carne suína

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos - ABCS

O consultor do programa Bem-Estar da Rede Globo, Dr. Alfredo Halpern, realizou a palestra de Saudabilidade “A Carne Suína é 10!” com o tema “Carne suína: uma avaliação científica”, na última sexta-feira (dia 30 de agosto), para cerca de 100 alunos do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac Santo Amaro, na cidade de São Paulo.

A ação faz parte da campanha nacional “A Carne Suína é 10!”, organizada pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) por meio do PNDS Sustentabilidade em parceria com o Sebrae Nacional, Sebrae-SP e o Grupo Pão de Açúcar, e compõe a preparação para a Semana Nacional da Carne Suína, que vai acontecer de 2 a 16 de outubro em todas as unidades do maior grupo varejista do país.
Fonte: ABCS

O médico endocrinologista e livre-docente da USP (Universidade de São Paulo) apresentou dados sobre o consumo mundial do produto e contou quais são e como se formaram os mitos e preconceitos contra a carne suína. “Os mitos e preconceitos contra o produto tem origens religiosas e culturais, mas não correspondem às verdades científicas. Os países com maior índice de desenvolvimento e maior nível de informação são justamente os que consomem mais carne suína.”, introduziu.

Segundo Halpern, a maioria dos cortes suínos possui menos colesterol e menos gordura do que cortes de aves ou bovinos. “O lombo suíno, por exemplo, tem menos gordura e mais proteína que a coxa de frango ou o filé mignon bovino. Quanto a colesterol, menos que o mignon e até mesmo que o peito de frango sem pele”, comentou.

Sobre a digestabilidade, ele afirmou que sua experiência em consultórios permite afirmar que a carne suína gera maior facilidade no processo digestivo de grande parte de seus pacientes em relação a outros tipos de proteína animal. “Observo isso em meus pacientes e pretendo publicar um estudo sobre a digestabilidade da carne suína”, planejou.

Quanto à saudabilidade, o médico descartou qualquer possibilidade de a carne suína transmitir cisticercose a humanos. “A doença é transmitida pelo próprio homem. Ou seja, é a água contaminada com dejetos humanos infectados pode chegar a verduras e legumes que, sem limpeza adequada, transmitem a doença a outro ser humano. A carne suína não transmite o cisticerco”, garantiu.

“Em suma, a carne suína vem sendo acusada injustamente, o Brasil tem um consumo muito baixo e o produto pode ser incluído e estimulado em dietas saudáveis”, concluiu o especialista que também é colunista da revista Saúde da Editora Abril, que recentemente estampou sua capa com as qualidades da carne suína.
Fonte: ABCS

A coordenadora do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac Santo Amaro, Irene Coutinho de Macedo, comentou que a palestra superou as expectativas e trata-se de um tema importante para os profissionais e futuros nutricionistas.

“Foi muito boa pelo conteúdo e a forma acessível. Os alunos demonstraram muito interesse com perguntas e puderam desmistificar vários preconceitos. Fico feliz com a iniciativa da ABCS pois, como nutricionista, sempre acreditei nas qualidades da carne suína. Inclusive, pretendo trabalhar ainda mais com o produto em nossos cursos, principalmente com cortes especiais e modos de preparo”, revelou.

A aluna do 2º semestre de Nutrição, Roberta Angelo Zani, comentou que muitas pessoas deixam de comer o produto por simples desinformação e dizem que não gostam. “O mito é forte, mas com informação isso muda. Com certeza, mais gente passará a comer. A qualidade da carne suína foi uma surpresa e uma novidade para mim”, disse.

O diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser, que apresentou os vídeos promocionais da Campanha Nacional “A Carne Suína é 10!”, também respondeu questões dos participantes sobre o sistema de produção de suínos no Brasil e seus rigorosos padrões sanitários. “A produção de suínos no Brasil é referência e traz todas as garantias de qualidade para o produto final quando recebe o SIF”, disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário