Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

BÚFALO BAIO


É oriundo da região de Assam na Índia e sua introdução no Brasil é recente. Como o próprio nome diz, possui pelagem baia ou pardacenta, provavelmente pertencente ao grupo Murrah, possuindo aptidão para a produção de carne, leite e tração.
O tipo Baio, embora não seja considerado uma raça pela Associação Brasileira de Criadores de Bubalinos (ABCB) apresenta características interessantes à pesquisa e está, juntamente com a raça Carabao, em  risco de extinção e descaracterização (Cassiano et al, 2003).
Búfalos baios na Ilha de Marajó

Ainda segundo os mesmos autores esses animais possuem características produtivas similares as demais raças      bubalinas.
No Brasil existe apenas um rebanho controlado, pertencente a Embrapa Amazônia Central que também vem sendo conservado na Ilha de Marajó/PA.

Referência:

Cassiano LAP, Mariante AS, Mcmanus C, Marques JRF, Costa NA. Caracterização fenotípica de raças bubalinas nacionais e do tipo Baio. Pesq Agropec Brás, v.38, p.1337-1342, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário