Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

SILAGEM DE MILHO

No Brasil e no mundo o milho é a forrageira mais utilizada para a produção de silagem pois o mesmo pode ser plantado em qualquer região do país, produzir uma boa quantidade de massa verde por hectare, possuir facilidade de fermentar e por produzir uma silagem de bom valor energético devido a presença dos grãos.

Quando ensilar o milho?

O momento da colheita é essencial quando se pretende produzir silagem de ótima qualidade. Quando o material a ser ensilado é colhido antes do momento ideal pode apresentar dois problemas, o primeiro é que o teor de umidade é muito alto e nessa situação haverá produção de muito chorume que é rico em carboidratos solúveis e representa uma perda considerável de nutrientes. O segundo problema a lavoura poderá apresentar um baixo percentual de grãos e consequentemente baixo teor energético. Quando colhido após o ponto ideal, o material a ser ensilado apresentará dificuldade de ser picado pelas máquinas e seu rendimento será menor e a compactação de um material seco é bem mais difícil o que favorece uma maior presença de oxigênio na massa ensilada. Portanto quanto maior o volume de oxigênio, maior será a respiração celular, a produção de calor, o tempo para se iniciar a fermentação e a perda de nutrientes.
O ideal é ensilar o milho quando o teor de matéria seca estiver entre 33% e 35%, existem algumas maneiras de verificar o teor de matéria seca, o primeiro é pela consistência dos grãos e o segundo pela posição da linha do leite.
À medida que a planta envelhece, os grãos tornam-se mais duros, assim, a consistência dos grãos evolui passando pelos  pontos de pamonha, farináceo e duro. Quando os grãos estiverem no ponto farináceo, o teor de matéria seca estará entre 30% e 35%. O ponto de ensilagem é quando o grão pode ser esmagado com os dedos e a umidade é suficiente apenas para umedecê-los.


Corte da forragem

A forragem deve ser picada no tamanho entre 1 e 2 cm, isso facilita a acomodação do material dentro do silo favorecendo uma melhor compactação e expulsão do ar; deixa os carboidratos solúveis mais expostos para que a fermentação seja mais rápida e completa; quebra os grãos para que o amido seja degradado mais rapidamente no rúmen; evita a seleção pelo animal no cocho havendo uma redução nas sobras.
Fonte: Bismarck Passos
Compactação da massa ensilada


Enchimento do Silo (trincheira)

O silo deve ser forrado com uma lona nova e integra (sem furos). A forragem deve ser descarregada na área forrada e o material espalhado na área do silo. Ao mesmo tempo deve-se compactar as camadas de forragem com o objetivo da se expulsar as camadas de ar da massa ensilada. Para a compactação deve-se escolher um trator mais pesado, podendo ser de pneu ou de esteira. Após concluído o enchimento o silo deve ser vedado com uma lona sem furos, as laterais devem enterradas, devem ser feitos drenos ao redor do silo e cercas para evitar que animais pisoteiem e furem a lona que deve ser coberta com capim, terra ou areia, pneus velhos podem ser utilizados sobre o silo. Mantenha o silo fechado por pelo menos 30 dias para garantira que o material ensilado seja completamente fermentado sem comprometer a qualidade e o valor nutritivo da silagem.
Fonte: Bismarck Passos
Silo completamente vedado

7 comentários:

  1. ola professor Bismarck...meu nome é Silvan do Valle, sou aluno de zootecnia pela UFRB...gostaria de parabenizar pelo blog e tirar uma duvida acerca da silagem de milho...após o período de 30 dias por quanto tempo o silo pode permanecer fechado sem comprometer a qualidade da silagem e após aberta por quanto tempo o alimento poderá ser fornecido aos animais?desde já obrigado e estarei sempre acompanhando o blog....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega Silvan, obrigado pela pergunta e elogios ao blog. Respondendo sua pergunta, já vi silos fechados há mais de 2 anos porém recomendo no máximo 1 ano porque o objetivo de se produzir silagem é a oferta de forragem nos períodos de escassez e períodos que vão além podem ocorrer a deterioração da lona e consequentemente penetração de ar acarretando perda do material ensilado. Após sua abertura é recomendado seu fornecimento o mais rápido possível pois o material ensilado ficará exposto ao ar perdendo qualidade. Após retirar a fatia que será ofertada aos animais, vede novamente o local abrindo apenas no dia seguinte.

      Excluir
  2. Amigos, aqui no sertão ja vi silo de milho aberto após 3 anos e tava bom ok

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos. Se o silo estiver bem vedado não há tempo limite para estocagem, como comentou o mestre Bismark. Como as perdas físicas e qualitativas se inciam com a abertura, se deve retirar uma fatia diária da silagem no plano vertical de no mínimo 10 cm, pois o ar penetra na parede cerca de 7 cm por dia. Se recomenda manter a "frente" de retirada do material coberto evitando a volatilização de alguns ácidos graxos, contaminação por poeira e outras substâncias presentes no ar.

    ResponderExcluir
  4. Caro professor;

    Qual sua opinião a respeito do seguinte procedimento:

    Plantar o milho de forme cronológica ( por exemplo ) 1 hectare por semana. Depois começar a corta-lo e fornece-lo diretamente aos animais, sem ensilagem. Talvez precise do acrécimo de algum outro componente do tipo farelado ( algodão, por exemplo ). As minhas intenções são duas:
    1. Engorda de novilhas no períoda das secas;
    2. Fornecimento à vacada no período de falta de pastos.
    Agradeço antecipadamente sua resposta.

    Rubens J Fernandes - Garça - SP

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida, tratando-se de ensilagem em sacos plásticos, qual o tempo mínimo para a silagem ficar no ponto para fornecer aos animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, consultei colegas zootecnistas e eles me informaram que o tempo é o mesmo do silo convencional.

      Excluir