Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

domingo, 8 de julho de 2012

Biologia e controle de roedores

Os roedores são um problema sério em criações de animais, lá eles encontram um ambiente que atende suas necessidades básicas (alimento, água e abrigo).
As três principais espécies que causam problemas na criação são:

Ratazana ou rato de esgoto (gabiru) – Rattus norvegicus
Rattus Norvegicus

Rato preto ou de telhado – Rattus rattus
Rattuts rattus

Camundongo (catita) – Mus musculus
Mus musculus


Os ratos são causa de graves problemas e prejuízos, pois consomem ração e contaminam a ração não consumida. Para se ter uma idéia, dois ratos em seis meses consomem 14 kg de alimento, produzindo 5,5 L de urina e 25 mil cíbalas de fezes, podendo ainda contaminar os alimentos através de seus pêlos e patas. Podem transmitir várias doenças como: Leptospirose, tifo, salmonelose, hantavírus, além de transportarem ácaros e outros ectoparasitos como a pulga do rato (Xenopsila cheops) que é portadora do agente causador da peste bubônica, mais conhecida como peste negra.
São providos de dentes capazes de roer madeira, chumbo, alumínio, argamassa (3:1 – areia:cimento), tijolo, plástico e cimento.
Possuem visão deficiente, olfato e audição aguçados e o sentido mais desenvolvido é o tato devido à presença de pêlos táteis e vibrissas (bigodes) que atuam como antenas, permitindo que se desloquem com segurança em locais totalmente escuros.
Um fator importante a saber sobre os ratos é seu comportamento social, existem 2 classes. Uma formada pelos machos e fêmeas em idade de reprodução (dominantes) e outra pelos ratos muito jovens e os muito velhos (dominados). Esse comportamento é relacionado com a forma de alimentação, visando a sobrevivência da colônia. Na presença de uma nova fonte de alimento (isca envenenada, por exemplo) apenas os ratos velhos se alimentam. Se nada ocorrer a eles, os dominantes passam a consumir essa fonte alimentar. Por isso que os raticidas usados no controle dessa praga possuem substancias agem lentamente.

CONTROLE

Mecânico – É realizado pelas estruturas das construções que devem dificultar ou impedir o acesso desses animais ao interior das instalações.

·         Construções de alvenaria de tijolos;
·         Vedação das portas, com chapas de lata, ou uso de portas e janelas metálicas;
·         Uso de estrado ripado de madeira, com 30 cm de altura e distante 50 cm das paresdes, para disposição dos sacos de ração;
·         Limpeza do local, com remoção dos entulhos.

Biológico – O uso de inimigos naturais nas criações fica difícil por esses predadores (em geral gatos), também serem portadores de agentes patogênicos para o homem e os animais. Como por exemplo, os gatos que são hospedeiros definitivos do Toxoplasma spp. e, também por isso devem ser descartados da criação.

Químico – O uso de venenos tem sido a alternativa mais utilizada no controle dos ratos. São empregados produtos químicos, com ação anticoagulante, tem sido empregado, pois o veneno será ingerido pelos roedores, sem entrar em contato com os animais, sua concentração deve ser alta para os ratos e baixa para humanos e outros animais.

A utilização das iscas deve ser feita com base em um programa que leve em consideração as habilidades e o comportamento das diferentes espécies de ratos, daí a importância da identificação da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário