Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Zootecnia, o que é isso?

A Zootecnia surgiu a partir do momento em que o homem começou a domesticar os animais para obter alimento e companhia. Ao retirar esses animais de seu habitat natural, o homem modificou seus hábitos alimentares e comportamentais aferindo modificações a estes que posteriormente foram transmitidas aos seus descendentes que não mais se adaptariam a vida selvagem passando a partir de então a serem animais domesticados.


O ensino da produção animal surge em meados de 1818 na França com a criação no Instituto de Versailles de uma disciplina destinada ao estudo dos animais domésticos denominada Zootechnie (Zootecnia em português). A expressão Zootecnia é inicialmente adotada apenas pelos povos de origem latina e alemã enquanto que os povos de origem inglesa adotaram a nomenclatura Animal Science. Apenas a partir da primeira metade do Séc. XX é que a expressão Zootecnia começou a ser empregada com mais intensidade chegando a ultrapassar as fronteiras ocidentais sendo traduzida para o mandarim como Shee Moo Shuey.
No Brasil, a Zootecnia tomou corpo em 1966 com a criação na PUC de Uruguaiana-RS do primeiro curso de graduação em Zootecnia e como profissão, foi regulamentada pela Lei Federal 5.550/68.
O Zootecnista estuda e desenvolve técnicas de produção animal que resultem em produtos de boa qualidade, desde a carne ao leite e seus derivados. Este profissional concentra suas ações no planejamento e na execução de projetos que compreendem toda cadeia produtiva, gerenciando o aprimoramento genético dos animais e otimizando os recursos e tecnologias disponíveis para uma maior rentabilidade ao produtor. Dentre as suas atribuições, destacam-se a pesquisa de nutrientes, o acompanhamento da fabricação e do controle de qualidade de rações e a criação de mecanismos que garantam a saúde e a higiene dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário