Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Produção de carne equina.


Nos últimos meses tem se falado muito a respeito da carne de cavalo que foi comercializada como se fosse bovina na Europa, más a carne equina é comestível? A resposta é simples, sim ela é comestível e inclusive é até mais saudável que a carne bovina só que no Brasil por se tratar de uma carne exótica há certo preconceito ao seu consumo. O consumo de carne de equídeos e seus derivados no Brasil são permitidos desde que conste nos rótulos a sua especificação, ou seja, desde que o consumidor saiba o  que está comprando (TORRES & JARDIM,1992). No Brasil se produz carne equina porem esta é exportada, o pouco que é comercializado por aqui é na forma de carne seca ou charque . De acordo com Medeiros (2009), a exportação de carne de equídeos representa um dos  principais segmentos do Complexo do Agronegócio do Cavalo no Brasil. Entre 1990 e 2008, o volume das exportações brasileiras de carne de cavalo aumentou 465%. A carne equina é consumida como alimento humano em países como a Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça, França, Itália, entre outros. O sabor da carne de cavalo é um tanto adocicado, por sua riqueza em glicogênio, mas diminui com a idade do animal e varia com a raça e com o corte da carcaça. A carne equina apresenta cor vermelha escura ou parda avermelhada, e suas fibras são finas e longas, de consistência firme (TORRES E JARDIM, 1992).
Diante de tudo isso não há o que temer se um dia você consumir carne de cavalo, saiba que estará degustando um excelente alimento.

Componentes da carne equina. Adaptado de França (2004).
Cortes

Carne equina sendo comercializada
Vários produtos derivados da carne equina a venda
Lasanha com carne de cavalo

REFERÊNCIAS:

FRANÇA, M.M.  Cavalo: do hobby ao negócio.  Itapetininga: Faculdades Integradas de
Itapetininga, Fundação Karnig Bazarian, 2004. 89p. (Monografia).
MEDEIROS, J.F.  UE Tem Novas Regras Para Importar Carne Equídea.  27/08/09.
TORRES, A.; JARDIM, W. Criação do Cavalo e de Outros Equinos. Ed Nobel, São Paulo – SP.
1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário