Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela UFRPE.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Leite de vaca clonada argentina, que produz leite semelhante ao materno, terá grande impacto

De Liliana Samuel (AFP)
BUENOS AIRES, Argentina — O leite produzido pela vaca argentina Rosita ISA - o primeiro bovino a obter genes humanos incorporados ao seu código genético - se assemelhará em grande parte ao leite materno humano, com propriedades antibacterianas e antivirais de grande impacto no sistema imunológico dos bebês, dizem os pesquisadores.
Segundo os cientistas, quando Rosita chegar à idade adulta, seus genes serão capazes de codificar as mesmas proteínas presentes no leite materno. "Trata-se de uma descoberta de grande importância para as mães e seus bebês", disse nesta sexta-feira Adrián Mutto, um dos cientistas que participam do projeto.
A vaca foi apresentada em teleconferência com a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde a presidente Cristina Kirchner disse ter rejeitado a "homenagem" de ver a vaca batizada com seu nome.
"Vieram me dizer que o nome seria Cristina, mas que mulher gostaria de ter seu nome numa vaca? Por isso me pareceu mais apropriado que a batizassem de Rosita", disse a presidente.
Rosita ISA nasceu no dia 6 de abril "por cesariana, devido ao seu peso excessivo (45 kg), sendo que geralmente os bovinos da sua raça (Jersey) não passam de 22 kg", disse o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) através de um comunicado.
"O objetivo é elevar o valor nutritivo do leite bovino através da produção da proteína lactoferrina - que é antibacteriana e antiviral - e da lisozima - também atibacteriana", disse Mutto em coletiva de imprensa.
O INTA obteve a clonagem através de um trabalho conjunto com a Universidade Nacional de San Martín

Fonte: AFP

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Blog Zootecnia é 10 - Um ano de sucessos

Quando decidi criar este blog há exatamente um ano, não imaginava que este alcançasse tamanha popularidade. Hoje no dia do seu primeiro aniversário, vejo que aquela semente que foi plantada no dia 24 de fevereiro de 2010 vingou e está dando bons frutos. O objetivo sempre foi à divulgação desta profissão, que no Nordeste do Brasil é pouco conhecida pela população, através de matérias escritas por profissionais e alunos de Zootecnia. E hoje um ano depois com mais de 5.000 acessos temos a certeza de que estamos no caminho certo, sempre mantendo a humildade em reconhecer que também podemos melhorar ainda mais, portanto, dedicamos este primeiro aniversário do Blog Zootecnia é 10 a todos os visitantes, seguidores e colaboradores que amam a Zootecnia e que são os verdadeiros responsáveis por este sucesso. Parabéns a todos vocês que são os responsáveis pelo sucesso deste blog. Obrigado a todos!
Bismarck Passos